sexta-feira, 12 de novembro de 2010

**CARTA ESCOLAR: UM MECANISMO DE CATALISAÇÃO DA ESCOLA ESTADUAL FREI CANECA - CARLINDA MATO GROSSO **

SANTOS,Damião de Souza; SILVA, Elisandro; PIOVESAN, Irene de Souza Costa; RODRIGUES, Jose Alessandro.
Projeto Arara Azul CEFAPRO Alta Floresta/Mato Grosso

Este projeto foi elaborado como objetivo de catalizar informações referentes a burocracia da Escola Estadual Frei Caneca, localizada na Comunidade Nazaré, núcleo deste setor que integra nove comunidades rurais e a 16 Km do centro Urbano de Carlinda. este trabalho tem como objetivo resgatar o histórico de formação desta instituição, reconstruindo a trama das relações histórico sociais, sua origem de criação e sua evolução político administrativa. este trabalho foi realizado de forma gradativa, aproveitando documentos existentes na escola como: Atas Portarias, Resoluções, Censo, Regimento, Estatuto, PDE, PPP, além da realização de entrevistas. A pesquisa foi organizada em coletas de dados na Escola "Frei Caneca" e órgãos municipais, onde atraves de encontros foi realizada a analise e sistematização dos dados coerentes com o tema. A carta Escolar é uma fotografia das reais condições da escola e serve para subsidiar a elaboração de outros documentos, tais como: Projeto Politico Pedagogico, Plano de Desenvolvimento da Escola, Regimento Escolar, e outros. Durante a pesquisa, foi feita uma caracterização educacional da escola, onde percebe-se que foi um dos momentos de grande responsabilidade pois, é nesta caracterização que se realizou o arrolamento analítico critico dos principais componentes dos serviços e demandas educacionais e a projeção para o futuro da Escola. conclui-se que quando a escola se propõe a organizar sua tragetória histórica de forma sistematizada, ela está na verdade, definindo seu futuro de forma clara e consistente para a construção de uma escola cidadã.


Resumos... III Mostra de Produções Científicas e Experiências Pedagógicas do Norte Matogrossense

A FILOSOFIA DE PLATÃO E SUA CONTRIBUIÇÃO PARA MATEMÁTICA

Elisandro da Silva
Orientação: Prof. Josimar de Souza
Curso Licenciatura Plena Parcelada em Matemática

O que me levou a escolher o tema filosofia de Platão e sua contribuição para o Ensino Aprendizagem de Matemática em meus estudos de monografia, foram as inúmeras dificuldades encontradas por mim, enquanto aluno do ensino fundamental e médio na disciplina de matemática. muitas vezes, por ter professores despreparados para ensinar, a disciplina era vista como"bicho papão", a que reprovava o maior número de alunos, outras vezes pelos conteúdos mais importantes ficarem no final do livro didático, não eram trabalhados (infelizmente isso ainda é um fato). a utilização de referencias bibliográficas foi a base para a elaboração e desenvolvimento desse trabalho. o mesmo procura abordar a relação entre as idéias de Platão o ensino aprendizagem de matemática e as contribuições que o mesmo proporcionou para com o estudo da geometria, defendendo assim, o estudo da matemática pura, glorificando e prilegiando figuras geométricas, as quais atribuiu papéis especiais, como o dodecaedro, por exemplo, como representante do universo. para o filósofo matemático era, em especial, a ciência dos números, instrumento que elevava a alma, levando assim o entendimento e a reflexão, com a capacidade de "despertar o pensamento do homem". Segundo a visão Platônica, a matemática seria um instrumento primordial na seleção de "espíritos mais talentosos". aborta relações entre a regularidade de figuras geométricas, com símbolos de perfeição da natureza. Por fim, Platão deixa claro, que a visão da filosofia matemática,, era descobrir verdades escondidas, ocupando assim um lugar central, como exemplo perfeito do conhecimento do bem.


Resumo do IV Encontro de Jovens Pesquisadores - Alta Floresta

terça-feira, 26 de outubro de 2010

Saudações

Ola amigos do curso de Tecnologias da Educação espero que todos tenham conseguido criar seus endereços (blogs) e que de agora em diante possam postar e compartilhar com os colegas seus textos, fotos etc.divirtam-se.